Polícias alertam sobre mensagens e aplicativos falsos

Fonte: JF – Tribuna de Minas – Cidade | Tribuna em 19/03/2020 às 19:00 h

Carregando imagem...

As polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal divulgaram alertas sobre mensagens falsas e até programas que bloqueiam celulares. Um deles vem trazendo pânico para moradores e comerciantes. Acompanhada sempre da mesma foto, está sendo encaminhada nas redes sociais uma mensagem que diz que ladrões estão se passando por funcionários da Vigilância Sanitária e da área de saúde para cometerem assaltos. Nesta quinta-feira (19), em vários grupos de WhatsApp, circulou a informação que o caso teria ocorrido no Edifício das Clínicas, Centro de Juiz de Fora.

A chefe da sala de imprensa da Polícia Militar de Minas Gerais, capitão Layla Brunnela, desmentiu o boato. ‘No que tange aos áudios, vídeos e prints de conversas que estão circulando em mídias sociais, narrando furtos e roubos cometidos por pessoas simulando ser da área de saúde, utilizando inclusive vestimentas brancas, a Polícia Militar esclarece que são falsos.

Não foi registrado nenhum fato semelhante no nosso Estado’, disse, acrescentando que em caso de dúvida, a população deva acionar a PM imediatamente via 190.

Já a PRF divulgou em seus canais oficiais um esclarecimento sobre um boato que circula de que os agentes estariam fazendo barreiras e bloqueando estradas com o objetivo de bloquear a circulação. O corporação destacou que o tráfego de veículos está fluindo normalmente.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Não há qualquer impedimento à livre circulação nas rodovias federais! Procurem informações oficiais, não repassem fake news… #PRFBrasil #coronavirus

Uma publicação compartilhada por PRF Brasil (@prfoficial) em 19 de Mar, 2020 às 8:44 PDT

O outro alerta vem da Polícia Civil de Minas Gerais. Também por meio de seus canais oficiais, foi informado que golpistas estão disseminando uma mensagem de um suposto aplicativo sobre o coronavírus, o ‘Covid-19 Tracker’. Porém, quando a pessoa clica no link, instala em seu computador ou celular um programa que criptografa e bloqueia os dispositivos. A Polícia Civil orientou que downloads só devem ser feitos pelas lojas oficiais Google Play, para Android, e Apple Store, para sistema IOS.

 

Ver essa foto no Instagram

 

ALERTA DE GOLPE @governomg @seguranca.minas

Uma publicação compartilhada por Polícia Civil de Minas Gerais (@pcmg.oficial) em 19 de Mar, 2020 às 12:26 PDT

Clique aqui para ver esta matéria na íntegra.

Compartilhe esta postagem nas redes sociais