Narrativas da ideia do cuidado são analisadas em tese

Fonte: UFJF em 03/12/2019 às 17:00 h

Carregando imagem...

Da esquerda para a direita: professor Volney J. Berkenbrock, doutoranda Carolina de Carvalho Duarte Guimarães, orientador Faustino Luis Couto Teixeira, professora Maria Cecília Simões, professora Laura Cristina de Toledo Quadros e professor Marcus Reis Pinheiro (foto: arquivo pessoal)

Com o pressuposto de que está em curso a construção de um novo paradigma relacionado à cultura do cuidado, Carolina de Carvalho Duarte Guimarães desenvolveu sua tese no Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião (PPGCIR), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A pesquisa concentra-se nas narrativas em torno da ideia de cuidado e de como ela se modificou ao longo do tempo. 

A acadêmica ressalta que procurou ‘dar uma noção da transformação de um ideal primeiramente de denominação, encontrado na mitologia de origem judaico-cristã e em muitas das práticas sociais modernas ligadas ao capitalismo.’ Ela explica, ainda, que mostra no trabalho ‘como, mais recentemente, começamos, socialmente, a traduzir certos eventos através de narrativas de cooperação e cuidado.’ Um grande exemplo disso, segundo Carolina, é a ideia da terra como um elemento vivo que colabora com a manutenção de todas as formas de vida.  

A pesquisadora revela também que realizou uma investigação bibliográfica relacionando cosmologias de origem, antropologia, religião e espiritualidade, psicologia e narrativas modernas ligadas a gênero, raça, infância, física quântica.

Além disso, ela avalia que foi possível encontrar evidências de que estamos construindo uma nova maneira de explicar nossas interações e nosso pertencimento como seres humanos à natureza, em toda sua diversidade de gênero, raça e classe. 

Carolina conta que estuda o assunto desde o mestrado, onde desenvolveu o tema da espiritualidade do cuidado na relação mãe-bebê. ‘Investiguei a ideia de cuidadores primordiais, principalmente, e de como essa missão colabora para a criação de um novo paradigma relacional. No doutorado, ampliei o tema para nossas narrativas cosmológicas e procurei mostrar que está em curso a construção de um novo paradigma relacionado à cultura do cuidado’, conclui.

Contatos:Carolina de Carvalho Duarte Guimarães – (doutoranda)carolina@gerando.com

Faustino Teixeira – (orientador)flcteixeira@icloud.com

Banca Examinadora:Prof. Dr. Faustino Luis Couto Teixeira – (orientador – UFJF)
Prof. Dr. Volney J. Berkenbrock – (UFJF)
Prof. Dra. Maria Cecília Simões – (UFJF)
Prof. Dr. Marcus Reis Pinheiro – (UFF)

Prof. Dra. Laura Cristina de Toledo Quadros – (UERJ)

Clique aqui para ver esta matéria na íntegra.

Compartilhe esta postagem nas redes sociais