Unopar lança curso de bacharelado em Educação Física

:: TM Especiais em 16/03/2019 17:30 ::

logo-unopar11.jpgA busca por uma vida mais saudável, com alimentação e prática de exercícios, tem ampliado a atuação do educador físico. Mas, para trabalhar em academias de ginástica ou como personal trainer, o profissional precisa ser bacharel em Educação Física. Se este é o seu objetivo, saiba que, a partir deste ano, a Unopar Juiz de Fora incluiu mais esta formação em seu rol de bacharelados.

O curso é voltado tanto para aqueles que já possuem a licenciatura quanto para pessoas que pretendem começar na área do zero. As inscrições do vestibular para o ingresso ainda se encontram abertas.

“Nossos ex-alunos, já graduados na licenciatura, terão a possibilidade de ingressar no bacharelado e concluir a formação em um ano e meio. Caso o estudante venha de outra instituição, ele poderá pedir a avaliação do currículo acadêmico para iniciar a formação”, explica a diretora acadêmica da Unopar Juiz de Fora, Jordana Machado França Nunes. A Unopar já oferecia o curso de licenciatura em Educação Física, inclusive, com turmas já formadas e outras três em andamento. “Só a licenciatura tem duração de três anos e meio. Caso o aluno queira, poderá concluir as duas formações, que, juntas, têm a duração de cinco anos”, pontua.

O curso de licenciatura, segundo a diretora administrativa da Unopar Juiz de Fora, Raquel França Rodrigues, permite que o profissional da área atue como professor, ministrando aulas em escolas de ensino fundamental e médio. “O bacharelado vai permitir a este profissional chegar às academias de ginásticas, que estão proliferando devido à procura das pessoas por saúde e bem-estar, e também se tornar personal, para a prestação de serviço mais personalizado”, destaca. Ao longo de toda a formação, o estudante da Unopar de Educação Física realiza atividades práticas em escolas conveniadas, que possuem quadras esportivas e piscina.

Licenciaturas complementam atuação profissional

Para quem tem o interesse em ingressar na área de ensino, a Unopar oferta 12 cursos de licenciaturas nas mais diversas áreas de atuação (ver quadro). A formação pedagógica é destinada para quem tem um diploma de bacharelado e quer ter a licenciatura para poder atuar em salas de aulas no ensino fundamental II e ensino médio. Dependendo do curso de bacharelado que a pessoa tenha feito, ela pode concluir o curso de formação pedagógica em um ano ou um ano e meio. Por exemplo, um bacharel em matemática que quer obter licenciatura em matemática vai cursar apenas dois semestres. Mas, se a pessoa tem o curso de bacharelado em uma área distinta, diferente da área em que ela pretende lecionar, o curso de licenciatura terá três semestres, ou seja, um ano e meio de duração.

A exceção é para Pedagogia e Educação Física, que, mesmo sendo licenciaturas na mesma área, duram três semestres. “O curso de formação pedagógica é muito indicado para quem quer abrir seu campo de trabalho. É um investimento que vale a pena”, afirma a diretora acadêmica.

Outro produto semelhante à formação pedagógica é o curso de segunda licenciatura, destinado a quem já possui um curso de licenciatura e deseja lecionar em outra área distinta da qual ele se formou. Por exemplo, um professor de história que quer dar aulas de sociologia pode obter a licença na segunda licenciatura, que tem duração de um ano e meio.

O procedimento para o ingresso na segunda licenciatura é o mesmo para a formação pedagógica. O candidato apresenta seu diploma no polo da Unopar, para que o documento seja avaliado e o aluno tenha a permissão para a matrícula.

” data-cycle-speed=”750″ data-cycle-caption=”#gslideshow_captions” data-cycle-caption-template=”” > handebol.jpg piscina.jpg turma-em-sala-de-p%C3%A9.jpg unopar-1.jpg unopar-2.jpg WhatsApp-Image-2019-02-26-at-13.26.jpg computadores.jpg biblioteca.jpg
<

>

Fotos: Divulgação

Metodologia de ensino pioneira no país

A Unopar, maior universidade de ensino a distância (EAD) do Brasil, está presente em todo o território nacional e possui mais de 45 anos de tradição dentro da educação de qualidade, além de ser pioneira na metodologia semipresencial, aprovada pelo Ministério da Educação (MEC) e referência para outras instituições educacionais. São mais de 60 cursos de graduação e 150 de pós-graduação, tornando mais acessível o ingresso ao ensino superior. Em todo o país, a instituição reúne mais de um milhão de alunos. O polo em Juiz de Fora existe há dez anos e já foi responsável por formar profissionais nas mais diversas áreas. A forma de ingresso ocorre por meio do vestibular, que acontece nos dois semestres do ano.

Conforme Raquel, a modalidade semipresencial funciona assim: o aluno comparece à unidade física, no mínimo, uma vez por semana, inclusive aos sábados, para assistir às aulas teóricas, que são transmitidas via satélite, ao vivo e simultaneamente, para todo o país. Alguns cursos ainda possuem aulas práticas, ministradas nos laboratórios. “Isto exige ainda mais comprometimento por parte do aluno, pois o não comparecimento acarreta em faltas, que podem comprometer a frequência e a aprovação ao final do semestre. Este controle garante a nossa qualidade do ensino”, ressalta.

A todo o momento, o estudante conta com o monitoramento de professores auxiliares e tutores para tirar suas dúvidas. O contato é presencialmente no polo ou no ambiente virtual, por meio do chat. “O aluno da Unopar também conta com material de estudo disponível no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), como aulas em vídeo e conteúdo web, além do material didático, que está incluso na mensalidade”, destaca Jordana. A duração dos cursos de graduação da Unopar é a mesma do ensino regular.

Além dos cursos oferecidos na unidade no Manoel Honório, o vestibular também está aberto para o recém-inaugurado polo em Benfica, na Zona Norte, que oferecerá o mesmo portfólio de formações. Há um ano, foi inaugurado em Barbacena um novo polo, que passou a oferecer, em 2019, o curso de Enfermagem, com duas turmas, uma diurna e outra noturna. “Percebemos que muitas pessoas em Barbacena buscavam por esse curso, inclusive por já atuar na área como técnicos. Como já temos a formação em Juiz de Fora e turmas formadas, enxergamos uma nova possibilidade”, pontua Raquel. Em breve, a Unopar Juiz de Fora vai lançar novos cursos na chamada “Trilha da Saúde”, como Nutrição, Fisioterapia e Biomedicina.

Unopar Juiz de Fora
Avenida Barão do Rio Branco, 499, Manoel Honório
Telefone: (32) 3212-1016
Unopar871@unoparead.com.br

www.unoparead.com.br

conteudo-anunciante2.jpg

O post Unopar lança curso de bacharelado em Educação Física apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.

Compartilhe esta postagem nas redes sociais