Como fazer rabada com agrião, um clássico brasileiro

Visto 2 vezes

:: TM Especiais em 16/03/2019 06:25 ::

RABADA.jpgWalquiria dá prioridade para ingredientes e preparos caseiros (Foto: Fernando Priamo)

“Nossa proposta é o tempero caseiro, de comida de casa, de roça mesmo”. Quando fala sobre os pratos que produz no imperdível bar Petisqueira (Av. Eugênio do Nascimento 475, Aeroporto), Walquiria Paulina a Cruz, à frente da cozinha da casa, intencionalmente ou não, acaba fazendo referência às suas primeiras memórias de relação com a gastronomia, com a mãe, em casa.

“Eu devia ter uns 8 anos, e quando ela me ensinou a cozinhar, me lembro que punha um banquinho para que eu alcançasse o fogão, e na época eu fazia macarrão.”

A pegada de “comfort food”, às nossas memórias afetivas ligadas à alimentação e a gastronomia de forma geral, permeia todo o cardápio da casa, e não seria diferente da rabada que ilustra a Receita de Família dessa semana, que cai bem, por exemplo, para um prolongado almoção de domingo.

“Ela tem essa coisa caseira em vários aspectos: na paciência do preparo, dourando a carne com cuidado; os ingredientes e temperos simples, que se acha em qualquer casa em que se cozinha com frequência, ou em qualquer horta… é simples e familiar”, diz Walquiria.

Com a receita detalhadinha, a rabada, que é servida sempre às quartas no bar, não tem mistério, mas fica saborosíssima, como garante Wal. “O ponto alto desta receita é a forma como a rabada fica douradinha e vai apurando o sabor, harmonizando bem com todos os outros ingredientes”, diz ela sobre sua versão de um clássico da gastronomia brasileira, a tabelinha entre rabada e agrião, que para a cozinheira é carregada de afetos. “Os temperos, a simplicidade no modo de preparo e as lembranças que esse prato traz dos tempos do meu avô fazem dela um prato muito ‘família’ para mim”.

Rabada à moda da Petisqueira

por Walquiria Paulina da Cruz

Ingredientes

4kg de rabo de boi
300g de cebola
500g de cenoura
500g de batata inglesa
3 maços de agrião
500g de tomate
50ml de óleo de soja
100g de alho
4 folhas de louro
1 raminho de alecrim
1 raminho de tomilho
Salsa e cebolinha
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Higienize o agrião, lavando e colocando em solução sanitizante por 15 minutos. Enxágue e reserve. Retire a pele dos tomates, corte em cubos grandes e reserve. Descasque os legumes, corte em cubos grandes, cozinhe com pouco sal até que fiquem al dente e reserve.

Corte a cebola em cubos grandes, divida e reserve. Limpe o rabo de boi, retire a gordura, separe em pedaços, lave com água e vinagre. Coloque em uma panela e ferva por 20 minutos. Escorra o rabo após a fervura, lave para retirar a impureza. Tempere com sal, alho, pimenta, tomilho, alecrim.

Em uma panela de pressão, coloque 50ml de óleo de soja, acrescente a cebola e refogue até que fique bem dourada. Coloque a rabada, misture e pingue água até dourar. Coloque água até cobrir, acerte o sal , coloque as folhas de louro e cozinhe por aproximadamente 40 minutos ou até soltar a carne do osso.

Em outra panela, refogue a cebola, acrescente os tomates sem pele picados, os legumes cozidos, acrescente o rabo de boi com um pouco do caldo e deixe ferver para apurar o sabor. Finalize com um pouco de agrião, salsa e cebolinha picada. Acerte o sal e a pimenta se necessário. Dica: sirva com polenta e agrião.

O post Como fazer rabada com agrião, um clássico brasileiro apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.

Compartilhe esta postagem nas redes sociais