Campanha pede apoio para criação de centro cirúrgico veterinário

Visto 3 vezes

:: TM Cidade em 16/03/2019 18:45 ::

animais-700x467.jpgObjetivo é que centro cirúrgico seja construído na sede da Sociedade Juizforense de Proteção aos Animais, que fica no km 787 da BR-040 (Foto: Divulgação)

Salvar vidas e evitar o abandono daqueles que são capazes de nos encher de amor e alegria. Esta é a proposta do centro cirúrgico que pretende ser criado pela Sociedade Juizforense de Proteção aos Animais e ao Meio Ambiente (SJPA).

O espaço será construído na sede da organização (BR-040, km 787, próximo ao Carretão) e irá atender aos cerca de 500 animais resgatados que estão abrigados no local e, também, àqueles acolhidos pela população de baixa renda. Para o sonho se tornar realidade foi iniciada uma campanha de sensibilização à causa e arrecadação de fundos.

De acordo com a vice-presidente da SJPA, Mariza Falce, a construção do centro cirúrgico é fundamental para tornar o atendimento aos animais mais rápido, fácil e econômico. “Para o bichinho significa não ter que se desgastar fisicamente com o translado até a clínica e, também, mais tranquilidade já que ele será atendido no seu próprio ambiente.” Outra vantagem, segundo ela, é a redução das despesas neste processo. “Há o gasto com o combustível, a clínica, a medicação. Temos a sorte de ter excelentes parceiros, mas tudo tem um custo.”

O lado social do projeto é destacado pela presidente Maria Elisa Souza. “A ideia do nosso centro cirúrgico é atender os animais que são acolhidos pela população de baixa renda. Se a gente conseguir chegar a estes bichinhos com antecedência, poderemos salvar muitas vidas e evitar o abandono.” Segundo ela, acelerar o processo de castração é um dos pontos principais de atuação. “Assim evitaremos ninhadas indesejadas que serão deixadas nas ruas futuramente.”

Outro aspecto importante é conseguir salvar os animais que chegam doentes à fase adulta. “Além dos filhotes, temos muitos casos de abandono porque o animal adoeceu e o dono não tinha condições de arcar com tratamento.” O centro cirúrgico também irá facilitar a vida dos cães e gastos abrigados na sede da SJPA. “Nossa ideia é ter um tratamento para tártaro, o que hoje é inviável para os nossos bichinhos.”

Campanha para arrecadar fundos

No entanto, para a concretização do espaço faltam recursos. Em média, a despesa mensal da SJPA não fica abaixo dos R$ 25 mil. “Nós gastamos muito com alimentação, medicamento, vacina, castração, cirurgias, material de limpeza, energia e combustível. Estamos sempre no limite, nos desdobrando para dar conta deste trabalho”, diz Mariza. Para conseguir colocar o centro cirúrgico em funcionamento, a ONG mobilizou uma campanha de arrecadação de fundos. “Nós já temos o espaço físico, agora precisamos da parte elétrica, do rebaixamento do teto, dos equipamentos e medicamentos.”

Na avaliação de Maria Eliza, que trabalha há mais de 30 anos pela causa animal, o sonho é possível. “Neste tempo que atuo nesta causa, vi as coisas mudarem para melhor. As pessoas estão mais sensíveis ao sofrimento dos animais.”

Como ajudar na campanha?

Quem quiser ajudar na construção do centro cirúrgico pode fazer depósitos nas contas da SJPA, que tem CNPJ 020460556/0001-78

Banco do Brasil
Agência: 3139
Conta: 22.534-7

Bradesco
Agência: 3033
Conta: 001081

Caixa Econômica
Agência: 1641
Conta: 03002397-6

O post Campanha pede apoio para criação de centro cirúrgico veterinário apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.

Compartilhe esta postagem nas redes sociais